SEXTA-FEIRA
25 de Julho de 2014 | 16:56

Candidatos ao CD apelam à participação nas eleições

Publicado a 31/12/2009

Os candidatos ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, em comunicado hoje divulgado, alertam para a importância da participação dos jornalistas nas eleições de dia 7 de Janeiro, recordando que compete ao CD a defesa da dignificação profissional da classe em função do respeito devido aos valores da ética e da deontologia.

Eleição dos órgãos sociais do SJ

Publicado a 31/12/2009

A Assembleia Geral Eleitoral dos órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas (SJ) para o triénio 2010/2012 vai realizar-se no dia 7 de Janeiro de 2010. No entanto, os associados que optarem pela votação por correspondência devem expedir o mais rapidamente possível o seus boletins de voto, a fim de garantirem a sua entrada nas respectivas mesas até à hora do fecho da votação (20h00).

Homenagem a José Estêvão dos Santos Jorge

Publicado a 24/11/2009

José Estêvão dos Santos Jorge, sócio número 1 do Sindicato dos Jornalistas recentemente desaparecido, deu os primeiros passos no jornalismo aos 16 anos, no “Diário de Lisboa”, para “ganhar uns tostõezinhos ao fim-de-semana”. Foi o princípio de uma grande aventura no mundo da comunicação social.

Eleições para os órgãos sociais do SJ

Publicado a 13/11/2009

O caderno eleitoral dos associados do Sindicato dos Jornalistas, elaborado em 30 de Outubro de 2009 (data correspondente ao prazo estatutário de 40 dias antecedentes da data das eleições) não foi objecto de qualquer reclamação no prazo estatutário de 10 dias.

Eleições para os corpos gerentes do SJ

Publicado a 16/10/2009

A eleição dos corpos gerentes nacionais do Sindicato dos Jornalistas (Mesa da Assembleia Geral, Conselho Geral, Conselho Fiscal, Direcção Nacional e Conselho Deontológico) e das Direcções Regionais dos Açores e da Madeira para o triénio de 2010/2012 vai realizar-se no dia 10 de Dezembro de 2009, conforme convocatória do Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas que a seguir se reproduz.

Resultados das eleições para o SJ

Publicado a 21/06/2007

Nas eleições para os órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas (SJ), realizadas a 20 de Junho, votaram, a nível nacional, 732 associados, num universo de 2738 eleitores.

Resultados das eleições para o SJ

Publicado a 16/12/2004

Nas eleições para os órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas (SJ), realizadas a 15 de Dezembro, votaram, a nível nacional, 865 associados, num universo de 2837 eleitores.

Votos por correspondência para eleições do SJ até dia 13

Publicado a 11/12/2004

Os votos por correspondência para as eleições dos órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas terão de ser recebidos na sede do SJ até ao dia 15 de Dezembro, pelo que deverão ser expedidos por correio registado até ao dia 13, segunda-feira.

Eleição dos órgãos sociais do SJ a 15 de Dezembro

Publicado a 04/12/2004

A Mesa da Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas (SJ) divulgou a 3 de Dezembro as listas e os programas concorrentes às eleições para os órgãos sociais do SJ, que se realizam a 15 de Dezembro.

Lista nacional "Jornalismo responsável, expressão da Liberdade"

Publicado a 04/12/2004

A lista concorrente às eleições do Sindicato dos Jornalistas (SJ), designada por Lista U, apresentou candidatos para todos os órgãos nacionais do SJ, a seguir indicados. Divulga-se também o respectivo programa eleitoral e o manifesto dos candidatos ao Conselho Deontológico.

Lista concorrente à Direcção Regional dos Açores

Publicado a 03/12/2004

Às eleições de 15 de Dezembro para a Direcção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas concorre uma lista, com o lema “Por um jornalismo sério e livre”, cujos candidatos se indicam a seguir, tal como o programa eleitoral.

Lista para a Direcção Regional da Madeira

Publicado a 03/12/2004

À eleição para a Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas, a 15 de Dezembro, concorre uma lista designada como "Lista A" pela Mesa da Assembleia Geral, cujos candidatos se indicam a seguir.

Eleições no SJ marcadas para 15 de Dezembro

Publicado a 29/10/2004

As eleições para os órgãos sociais nacionais do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e para as direcções regionais dos Açores e da Madeira foram convocadas para 15 de Dezembro de 2004.

Consulado de Londres impede reportagem

Publicado a 10/09/2002

O consulado de Portugal em Londres impediu dois jornalistas do "Diário de Notícias/Madeira" de realizarem uma reportagem sobre o atendimento aos emigrantes naquele local. O Sindicato dos Jornalistas apresentou ao ministro dos Negócios Estrangeiros um protesto contra esta acção ilegal dos funcionários consulares.

Salários da Rádio Capital ainda não foram pagos

Publicado a 06/09/2002

A Rádio Capital não cumpriu o compromisso de pagar os ordenados de Agosto até sexta-feira, 6 de Setembro. O Sindicato dos Jornalistas considera a administração da rádio incompetente e afirma que não podem ser os trabalhadores a pagar a factura da má gestão da empresa.

Rádio Capital volta a atrasar pagamentos

Publicado a 30/08/2002

A Rádio Capital voltou a não liquidar os salários dentro do prazo legal, sem garantir aos trabalhadores se a situação ficará regularizada na segunda-feira, 2 de Setembro, e não dando qualquer justificação pelo atraso.

Jornalistas da SIC devem recusar conduzir viaturas

Publicado a 30/08/2002

A administração da SIC quer penalizar os trabalhadores que conduzam automóveis da empresa envolvidos em acidentes. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) denuncia esta prática e apela aos jornalistas que recusem conduzir viaturas de serviço, tarefa que extravasa as suas funções.

TV Guia e Viver Portugal preocupam Sindicato

Publicado a 26/07/2002

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) está apreensivo com as decisões do Conselho de Administração (CA) da RTP relativas à alienação da TV Guia e à dissolução da Viver Portugal, sem qualquer consulta aos trabalhadores das duas empresas e às estruturas que os representam.

Governo impede acesso à informação sobre greve da Saúde

Publicado a 19/07/2002

Os impedimentos ao trabalho dos jornalistas que cobriram a greve nacional no sector da Saúde foram denunciados pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ) que acusa o Ministério da Saúde de violar o direito de acesso à informação.

SJ apela a Jorge Sampaio e ao Tribunal Constitucional

Publicado a 09/07/2002

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) afirma que a nova proposta do Governo para a RTP é inconstitucional e apela ao Presidente da República e ao Tribunal Constitucional para que rejeitem a nova “tentativa de governamentalizar a RTP”. Para o SJ, a nova alteração legislativa é “uma emenda pior que o soneto”.