SEXTA-FEIRA
18 de Abril de 2014   |   14:06

Atenção aos dois feriados da Páscoa

Publicado a 16/04/2014

O Sindicato dos Jornalistas recorda que os próximos dias 18, Sexta-Feira Santa, e 20, Domingo de Páscoa, são dias feriados obrigatórios e devem ser observados também nas empresas de comunicação social, pelo que os jornalistas que trabalharem nesses dias têm direito à retribuição do trabalho suplementar.

SJ repudia agressão de assessor do PSD

Publicado a 03/03/2014

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudia a agressão cometida, ontem à noite, por um assessor de imprensa do PSD a um fotojornalista da Global Imagens.

Terça-feira de Carnaval é feriado para os jornalistas

Publicado a 28/02/2014

O Sindicato dos Jornalistas recorda que a generalidade dos jornalistas está abrangida pelo direito ao feriado de Terça-feira de Carnaval, já que o mesmo está consagrado em diversos instrumentos de regulamentação colectiva, tornando-se por isso de observância obrigatória.

SJ critica decisão da Relação do Porto sobre busca ilegal

Publicado a 21/02/2014

O Sindicato dos Jornalistas criticou hoje, 21 de Fevereiro, uma decisão do Tribunal da Relação do Porto rejeitando os recursos do presidente do SJ e do jornalista Manso Preto sobre uma busca e apreensão de computadores no domicílio deste profssional freelance.

Sindicatos pronunciam-se sobre plano de rescisões na RTP

Publicado a 19/02/2014

Os sindicatos representativos dos trabalhadores ao serviço da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) pronunciaram-se em comunicado sobre o novo plano de rescisões publicado pela Administração, alertando para o risco de precipitação com os prazos de bonificação.

RTP: sindicatos exigem da Administração “sobriedade e respeito”

Publicado a 03/02/2014

O Sindicato dos Jornalistas e outros sindicatos representativos dos trabalhadores ao serviço da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) exigiram hoje, 3 de Fevereiro, ao presidente do Conselho de Administração “sobriedade e contenção” na forma como se pronuncia sobre a vida da empresa.

O SJ e a auditoria à violação do segredo de justiça

Publicado a 10/01/2014

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) emitiu hoje, o comunicado que se transcreve na integra, sobre a auditoria realizada pela Procuradoria-geral da República (PGR) à violação do segredo de justiça.

SJ repudia atentado à liberdade de informação no Varzim

Publicado a 30/12/2013

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudiou hoje o impedimento do acesso à informação imposto pelo Varzim Sport Club a uma equipa da Rádio Onda Viva, da Póvoa de Varzim, ocorrido ontem.

SJ não se pronuncia sobre mudança na Direcção da RTP

Publicado a 28/12/2013

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) esclareceu hoje, 28 de Dezembro, que não se pronuncia nem delegou em ninguém apreciações sobre a demissão do Director de Informação da RTP e o substituto indigitado pela Administração, por ser matéria da competência do Conselho de Redacção.

SJ comenta reestruturação na Controlinveste

Publicado a 29/11/2013

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) espera que o acordo de reestruturação do Grupo Controlinveste Media, divulgado anteontem, se traduza no robustecimento das condições financeiras do grupo e na garantia de manutenção dos vários órgãos de comunicação social de que este é detentor.

SJ solidário com trabalhadores da ERT

Publicado a 08/11/2013

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condena a decisão do governo grego de desalojar pela força os trabalhadores que desde Junho ocupavam as instalações da televisão pública (ERT), e manifesta a sua solidariedade para com os trabalhadores e os sindicatos gregos que lutam pela sobrevivência do serviço público de televisão.

Jornalistas têm direito a descanso compensatório

Publicado a 07/11/2013

Os jornalistas abrangidos por convenções colectivas de trabalho que prestaram trabalho suplementar desde a entrada em vigor das últimas alterações ao Código do Trabalho têm direito a gozar o descanso compensatório que não tenha sido concedido pelas empresas.

SJ repudia afirmações de director da RTP

Publicado a 04/11/2013

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas repudiou hoje, 4 de Novembro, recentes considerações do director de informação da RTP sobre avaliações de desempenho e rescisões de contratos de trabalho, que afectam a imagem e o prestígio dos jornalistas e outros trabalhadores na empresa.

SJ renova apelo à participação nas jornadas de 19 de Outubro

Publicado a 17/10/2013

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) reitera o apelo à participação dos jornalistas nas manifestações convocadas pela CGTP-IN para sábado, 19, em Lisboa e no Porto.

SJ apela à participação nas Marchas por Abril

Publicado a 14/10/2013

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) apela à participação dos jornalistas nas Marchas convocadas pela CGTP-IN, para o próximo dia 19 de Outubro, nas pontes de 25 de Abril (Almada-Lisboa) e do Infante (Vila Nova de Gaia-Porto).

SJ denuncia regras ilegais na cobertura do Rali do Faial-Madeira

Publicado a 02/10/2013

O Clube Automobilístico 100 à Hora da Madeira impôs regras para a cobertura do evento que o Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera serem uma violação da liberdade de acesso à informação e da garantia de não impedimento nem discriminação consagradas no Estatuto do Jornalista.

SJ exige apuramento de responsabilidades no incidente com Manso Preto

Publicado a 28/09/2013

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) quer ver apuradas todas as responsabilidades no incidente ocorrido ontem, dia 27, em Caminha, em que o jornalista Manso Preto foi atingido por uma viatura da Câmara Municipal.

SJ saúda acção inspectiva aos media

Publicado a 27/09/2013

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) saúda a acção inspectiva levada a cabo pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) junto de vários órgãos de comunicação social, mas lamenta que a mesma tenha sido prejudicada pelo recurso a estratégias de ocultação e dissimulação de provas de infracções graves por parte das empresas.

SJ repudia ameças de Jardim a jornalistas na RTP-Madeira

Publicado a 19/09/2013

O presidente do Governo Regional da Madeira ameaçou ontem, publicamente, os jornalistas ao serviço da RTP na região de serem postos no “olho da rua”. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifesta o mais vivo repúdio por tal atitude e considera-a um indício muito grave de que Alberto João Jardim não hesitará em encetar despedimentos punitivos se algum dia lhe for entregue poder sobre a empresa no plano regional.

Jogos à porta fechada não devem impedir liberdade de informação

Publicado a 19/09/2013

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera que a aplicação da sanção de realização de jogos de futebol à porta fechada não deve impedir a liberdade de informação e que é necessário encontrar formas de permitir a transmissão de informações durante a sua realização.