TERÇA-FEIRA
21 de Outubro de 2014 | 14:35

Programa de Acção 2010

Publicado a 23/04/2010

O Conselho Deontológico do SJ tem como compromisso de acção dez pontos programáticos que orientam as suas actividades no mandato de 2010/2012.

Espaço do CD em construção

Publicado a 23/04/2010

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas é o órgão de auto-regulação dos jornalistas portugueses. O seu espaço está em reestruturação. Trata-se de um trabalho em progresso. A construção do espaço parte dos alicerces que já existiam, a que se juntarão novas áreas e novos conteúdos.

Conselho Deontológico 2010/2012

Publicado a 02/03/2010

O Conselho Deontológico eleito para o triénio 2010/2012 é constituído por cinco membros efectivos e três suplentes. O CD reúne-se duas vezes por mês, uma das quais com a participação dos membros suplentes, que também colaboram na actividade do órgão.

Seminário sobre "As Vítimas de Crime e os Órgãos de Comunicação Social"

Publicado a 22/02/2010

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) promove hoje, 22 de Fevereiro, Dia Europeu da Vítima de Crime, um Seminário-debate dedicado ao tema "As Vítimas de Crime e os Órgãos de Comunicação Social".

Intervenção do Presidente do CD no Seminário "A cultura da infância numa sociedade democrática"

Publicado a 07/04/2009

No Seminário "A cultura da infância numa sociedade democrática: Contributos e responsabilidades. A mais valia da informação/ comunicação", realizado a 2 de Abril de 2009, no Funchal, o Presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, Orlando César, apresentou a comunicação que a seguir se transcreve na íntegra.

Responsabilizar os jornalistas para credibilizar a classe

Publicado a 08/10/2008

Porque uma actividade que escrutina os outros deve ser exigente consigo mesma e com os seus membros, a secção disciplinar da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) vai tentar influenciar comportamentos que dêem maior credibilidade à profissão, garantiram os seus membros no debate “Que fazer com estas competências?”, realizado na noite de 7 de Outubro na sede do Sindicato dos Jornalistas (SJ).

Publicado o Regulamento Disciplinar dos Jornalistas

Publicado a 17/09/2008

Foi publicado hoje, 17 de Setembro, no "Diário da República", o Estatuto Disciplinar dos Jornalistas, aprovado pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) em 28 de Junho.

Relação de Lisboa confirma absolvição do Conselho Deontológico no «caso Rui Fino»

Publicado a 18/01/2008

O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou, no dia 15 de Janeiro, a absolvição dos membros Conselho Deontológico (CD) do Sindicato dos Jornalistas (SJ) no processo que lhe fora movido pelo antigo director-adjunto do Jornal da Madeira, severamente criticado pelo CD por ter identificado, por vingança, uma fonte confidencial.

CD pode aplicar sanções morais a pretensos accionistas

Publicado a 31/07/2007

Jornalistas de vários órgãos de comunicação social pretendem participar na assembleia-geral do Millennium BCP, agendada para 6 de Agosto, usando para o efeito procurações passadas pela Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM). Se tal se vier a verificar, o Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas admite aplicar uma sanção moral aos pretensos accionistas.

Conselho Deontológico absolvido de acusações de difamação

Publicado a 12/01/2006

Os cinco elementos do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas (SJ) foram absolvidos pelo 1º Juízo Criminal do Funchal das acusações de autoria material de um crime de difamação através de meio de comunicação social contra eles formuladas por Rui Nogueira Fino, ex-director-adjunto do “Jornal da Madeira”.

Atribuições

Publicado a 30/05/1990

As atribuições do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, que deve reunir obrigatoriamente uma vez por mês, estão definidas estatutariamente, competindo-lhe uma série de responsabilidades com vista à defesa da dignificação profissional dos jornalistas em função do respeito devido aos valores da ética e da deontologia.