SEXTA-FEIRA
19 de Dezembro de 2014 | 13:48

Responsabilizar os jornalistas para credibilizar a classe

Publicado a 08/10/2008

Porque uma actividade que escrutina os outros deve ser exigente consigo mesma e com os seus membros, a secção disciplinar da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) vai tentar influenciar comportamentos que dêem maior credibilidade à profissão, garantiram os seus membros no debate “Que fazer com estas competências?”, realizado na noite de 7 de Outubro na sede do Sindicato dos Jornalistas (SJ).

Membros da secção disciplinar da CCPJ debatem competências

Publicado a 29/09/2008

Os três membros da secção disciplinar da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) participam, no dia 7 de Outubro, na sede do Sindicato dos Jornalistas em Lisboa, num debate sobre as suas competências e o conteúdo do Regulamento Disciplinar.

Comissão da Carteira Profissional já em funções

Publicado a 17/09/2008

Foi publicada hoje, 17 de Setembro, no Diário da República, 2.ª série, a nova composição da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), que passa a estar em funções.

Publicado o Regulamento Disciplinar dos Jornalistas

Publicado a 17/09/2008

Foi publicado hoje, 17 de Setembro, no "Diário da República", o Estatuto Disciplinar dos Jornalistas, aprovado pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) em 28 de Junho.

Eleitos os órgãos da CCPJ

Publicado a 28/07/2008

Os jornalistas Daniel Ricardo, Rosária Rato e Paulo Martins foram eleitos, no dia 24 de Julho, para o Secretariado e para a Secção Disciplinar da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ).

Lista A vence eleições para a CCPJ

Publicado a 11/07/2008

A lista A venceu as eleições para a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), cujo processo ficou concluído hoje, 11 de Julho, obtendo três dos quatro lugares efectivos.

Carteira profissional: dedos nas feridas

Publicado a 03/07/2008

Estudantes explorados e jornalistas a recibos verdes. Estas duas feridas magoam o jornalismo, e há quem teime em chamar a atenção para elas. Pedro Coelho, ontem, e um leitor do blogue Palácio Foz e Pedro Olavo Simões, hoje, puseram os dedos nelas.

Eleições CCPJ: 10 razões para votar B(em)

Publicado a 30/06/2008

Há pelo menos dez boas razões para votar na lista B - “Renovação, Independência, Acção” na eleição dos representantes dos jornalistas na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ):

Eleições para a CCPJ: votação em curso

Publicado a 30/06/2008

Os jornalistas já estão a votar para a eleição dos seus representantes na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), cujo processo fica concluído no dia 11 de Julho.

Papel dos representantes das entidades patronais na CCPJ

Publicado a 27/06/2008

Pedro Olavo Simões, candidato da lista B - "Renovação, Independência, Acção" à eleição dos representantes da classe na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), responde a um interessante desafio colocado pelo jornalista João Ramos de Almeida no blogue de reflexão e debate "Palácio Foz".

Convergência e responsabilidade dos jornalistas

Publicado a 22/06/2008

A produção de trabalho jornalístico num contexto multimedia interessa os patrões do sector e é um desafio para os jornalistas. Sobretudo quando a criação simultânea de "conteúdos" diminui a capacidade de ponderá-los devidamente. O alerta é de Pedro Coelho, numa reflexão actual e interessante publicada no blogue "Palácio Foz".

O que vale um nome

Publicado a 20/06/2008

“A auto-regulação está nas mãos de cada um, vive na forma como cada um de nós, enquanto profissional no activo, assumir a responsabilidade social que a profissão confere e que passa, resumidamente, pelo respeito que nos deve merecer aquela imagem que a cada manhã vemos ao espelho”. A reflexão é de Pedro Olavo Simões, suscitada por um comentário recebido no blogue da Lista B candidata à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.

Ética e sobrevivência

Publicado a 20/06/2008

Há alguns anos, tornou-se célebre a resposta de uma apresentadora numa entrevista, afirmando, mais ou menos por estas palavras, que a ética não mata a fome. Rosária Rato, membro da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e cabeça de lista à eleição dos representantes dos jornalistas na CCPJ, conta uma pequena história de sinal contrário.

A CCPJ e as regras do jogo

Publicado a 18/06/2008

"As novas competências não dão mais poder à CCPJ, mas sobretudo, maior responsabilidade aos seus membros", considera Ana Carrilho, candidata na lista B à eleição dos representantes dos jornalistas na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.

CCPJ e opções éticas no jornalismo

Publicado a 17/06/2008

"Qual é o princípio fundamental do jornalista?" Com esta pergunta inquietante, Margarida Martins, candidata da lista B às eleições dos representantes dos jornalistas na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), propõe-nos uma reflexão sobre as opções éticas na profissão.

Diversidade e futuro do jornalismo

Publicado a 13/06/2008

"Contribuir desde já para que a CCPJ exerça com rigor e independência as funções que a lei lhe atribui é, claramente, defender a diversidade e o futuro do jornalismo", defende Pedro Olavo Simões, candidato da lista B às eleições para a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.

Eleições para a CCPJ e alheamento da classe

Publicado a 13/06/2008

"Teremos ainda de ter a capacidade de nos questionarmos e perscrutarmos as razões por que, sendo a CCPJ tão importante para a classe, haja um tão grande alheamento, mais ou menos assumido, por alguns jornalistas?"

SJ apela à votação na lista B para a CCPJ

Publicado a 12/06/2008

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas considera "decisivas" as eleições para os representantes da classe na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), que se realizam no dia 11 de Julho, e apelou ao voto na lista B, proposta pelo SJ.

Sorteadas as listas para a Comissão da Carteira Profissional

Publicado a 09/06/2008

A lista proposta pelo Sindicato dos Jornalistas para a eleição dos representantes da classe na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) vai surgir nos boletins de voto sob a sigla B, de acordo com o sorteio realizado hoje, 9 de Junho, no Palácio Foz.

Duas listas para a Comissão da Carteira

Publicado a 07/06/2008

Realiza-se no dia 9 de Junho, pelas 12.30 horas, o sorteio das duas listas de candidatos a representantes dos jornalistas na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ).