TERÇA-FEIRA
22 de Maio de 2018 | 20:50

Deontologia 8 – Deontologia, um património colectivo

Publicado a 19/02/2018

A lista A – Unidade e Participação para o Conselho Deontológico conclui esta série de textos dedicado ao desenvolvimento dos oito compromissos com uma exortação à valorização do património colectivo do SJ, da classe e da sociedade.

Lista A - Unidade e Participação a valer

Publicado a 19/02/2018

É já depois de amanhã a votação presencial para os órgãos do Sindicato dos Jornalistas, acto maior na vida da nossa organização de classe. Por isso renovamos o apelo de sempre: participa, votando.

Deontologia 7 – As exigências da informação em linha

Publicado a 16/02/2018

O 7.º compromisso da lista A – Unidade e Participação para o Conselho Deontológico é muito directo quanto ao assunto e visa preencher uma preocupante lacuna muito evidente: “Promover um debate na classe dos jornalistas acerca das questões éticas e deontológicas envolvidas no tratamento da informação no jornalismo multimédia em linha”.

Deontologia 6 – Por um Jornalismo ético

Publicado a 15/02/2018

Os candidatos da lista A – Unidade e Participação não renunciam ao velho e “sagrado” princípio de que a deontologia do jornalismo é tarefa da incumbência dos próprios jornalistas e das suas organizações de classe.

Uma lista de mulheres e homens livres

Publicado a 14/02/2018

Os candidatos da lista A – Unidade e Participação foram surpreendidos pelo teor de um texto de campanha da lista B, no qual se lê: “Somos uma equipa que não segue directórios ou comités, uma lista de gente que pensa pelas suas cabeças, cuja unidade coerente se baseia na múltipla diversidade daqueles que nela participam”.

Deontologia 5 – O CD e a cidadania crítica

Publicado a 14/02/2018

O compromisso de “apoiar e participar em iniciativas de literacia para os media destinadas a criar públicos exigentes e críticos relativamente à dimensão ética e deontológica da qualidade da informação” é assumido a sério pela lista A – Unidade e Participação.

Deontologia 4 – O CD e os futuros jornalistas

Publicado a 09/02/2018

A lista A - Unidade e Participação propõe-se contribuir para “proporcionar, participar e estimular iniciativas de reflexão ponderada sobre a ética e a deontologia profissionais, de futuros profissionais, junto de centros, escolas e estabelecimentos de ensino superior”, conforme se compromete no seu Manifesto.

Explicação de uma candidatura

Publicado a 09/02/2018

Ao apresentar as candidaturas ao Conselho Deontológico e ao Conselho Geral, no âmbito das eleições de 21 de Fevereiro para os próximos órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas, a Lista A – Unidade e Participação tornou claras as razões essenciais pelas quais se apresenta aos associados.

Deontologia 3 – O papel de charneira no Conselho Deontológico

Publicado a 08/02/2018

“Promover a reflexão sobre práticas e riscos para a integridade deontológica e estimular a capacidade de atenção ética, designadamente através da realização de estudos, da elaboração de recomendações e da organização de colóquios e debates. O CD deve ter o papel de charneira na defesa e valorização da deontologia.”

Deontologia 2 – O CD e os conselhos de redacção

Publicado a 07/02/2018

No seu manifesto, a lista A – Unidade e Participação compromete-se a “organizar jornadas de reflexão junto das redacções, em particular com os conselhos de redacção – os órgãos de deontologia profissional de primeira instância”.

Deontologia: 1 - Tomar a iniciativa

Publicado a 06/02/2018

A escolha dos novos membros do Conselho Deontológico, no âmbito das eleições para os órgãos do Sindicato dos Jornalistas, ocorre num contexto particularmente complexo e exigente.

Um apelo à participação

Publicado a 02/02/2018

Todas as eleições são importantes, e até cruciais em certos momentos da vida das organizações. É o caso da escolha dos associados que vão integrar os órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas nos próximos três anos, em particular o Conselho Deontológico e o Conselho Geral.

Valorizar o Conselho Deontológico

Publicado a 31/01/2018

O Conselho Deontológico “é um órgão de auto-regulação dos jornalistas portugueses”. É o mais importante, é reconhecido pelos jornalistas, incluindo os não sindicalizados, e mesmo pelos tribunais, ao mesmo tempo que goza de prestígio junto da sociedade.

O boletim de voto - como usar

Publicado a 30/01/2018

Os boletins para o exercício do voto por correspondência estão a chegar pelo correio e quem optar por esta forma de participação deve fazê-lo o mais cedo possível.

Vamos ao debate!

Publicado a 29/01/2018

Com a abertura deste espaço, destinado à propaganda da lista A – “Unidade e Participação”, candidata às eleições para os órgãos do Sindicato dos Jornalistas, um conjunto de associados que tem animado um projecto sindical identificado com os princípios da unidade da classe em torno da defesa dos direitos, interesses e deveres dos jornalistas, regressa ao debate democrático.

“Unidade e Participação” em marcha!

Publicado a 29/01/2018

A lista “Unidade e Participação” formalizou a candidatura ao Conselho Deontológico e ao Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas (SJ), propondo-se contribuir para a construção de uma voz mais plural no Sindicato e devolver o protagonismo ao Conselho Deontológico.