SEXTA-FEIRA
28 de Novembro de 2014 | 22:44

Eleições para os órgãos do SJ - Direcções regionais

Publicado a 28/11/2014

No âmbito do processo eleitoral para os órgãos do Sindicato dos Jornalistas, deram hoje entrada na Mesa da Assembleia Geral uma lista candidata à Direcção Regional dos Açores e outra à Direcção Regional da Madeira, conforme informação da MAG que se publica a seguir.

Eleições para os corpos gerentes do SJ - Órgãos nacionais

Publicado a 28/11/2014

No âmbito do processo eleitoral para os órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas, deram hoje entrada na Mesa da Assembleia Geral duas listas candidatas aos órgãos nacionais do SJ - Mesa da Assembleia Geral, Direcção, Conselho Deontológico, Conselho Fiscal e Conselho Geral -, conforme informação da MAG que se publica a seguir.

notícias.destaques

Intervenção do presidente do Conselho Deontológico na Conferência “40 anos da Comissão Nacional de Eleições”

Publicado a 26/11/2014

Por ocasião dos 40 anos da Comissão Nacional de Eleições, realizou-se, no passado dia 18 de Novembro, na sala do Senado da Assembleia da República a conferência “A Administração Eleitoral Independente”, onde o presidente do Conselho Deontológico, Orlando César, apresentou a comunicação que a seguir se transcreve na íntegra.

O SJ e as buscas ao Grupo Lena

Publicado a 22/11/2014

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas informa ter recebido garantias da Direcção do jornal "Região de Leiria" de que este jornal não foi alvo de buscas no âmbito das investigações judiciais que abrangem o Grupo Lena, em Leiria, nem esteve em risco o sigilo profissional de jornalistas.

Eleições para os órgãos do SJ

Publicado a 03/11/2014

Nos termos dos Estatutos do Sindicato dos Jornalistas, divulga-se a convocatória para a assembleia eleitoral para os órgãos nacionais e regionais do SJ, que se realiza no dia 18 de Dezembro de 2014.

Joaquim Franco vence Prémio Orlando Gonçalves

Publicado a 23/10/2014

O jornalista Joaquim Franco foi o vencedor da 17.ª Edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves 2014 - Modalidade Jornalismo, com a reportagem “Os Esplendores”, transmitida pela SIC.

Teatro Nacional de São Carlos inicia Temporada Lírica 2014-2015

Publicado a 23/10/2014

A Temporada Lírica 2014-2015 do Teatro Nacional de São Carlos tem início, no dia 27, com a reposição de "Werther", a ópera de Massenet, numa encenação de Graham Vick.

Na morte de Mário Lindolfo

Publicado a 21/10/2014

O Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento, com profundo pesar, da morte do jornalista e realizador Mário Lindolfo, ocorrida hoje, 21 de Outubro, no Hospital de Torres em Mafra.

Prémio de jornalismo na área da dor distingue jornalistas na RTP e na Antena 1

Publicado a 14/10/2014

As jornalistas Paula Rebelo, ao serviço da RTP, e Anabela Silva, na RDP/Antena 1, são as vencedoras da edição de 2013 do Prémio de Jornalismo na área da Dor, com reportagens sobre o impacto da dor crónica na população e a dor entre os profissionais de saúde, respectivamente.

Diana Andringa lança "Funcionários da Verdade”

Publicado a 14/10/2014

A jornalista Diana Andringa lança no próximo dia 17 o livro "Funcionários da Verdade, Profissionalismo e Responsabilidade Social dos Jornalistas do Serviço Público de Televisão", que analisa as práticas profissionais na RTP.

Serviço Público e Comunicação Social

Publicado a 10/10/2014

“Se não os travarmos, quando esta maioria parlamentar e este governo forem embora, não restará pedra sobre pedra do que decentemente possa chamar-se serviços públicos de comunicação social” – as palavras são de Alfredo Maia, presidente do Sindicato dos Jornalistas, ao intervir hoje, dia 11 de Outubro, na Conferência Nacional “Serviço Público e bem comum” realizada no Grande Auditório do ISCTE, em Lisboa.

O impacto da austeridade no jornalismo

Publicado a 09/10/2014

A Federação Europeia dos Jornalistas (FEJ) apresentou esta semana em Skopje, Macedónia, o resultado do estudo que realizou junto dos seus associados sobre o impacto da austeridade no jornalismo. Em foco, entre outros aspectos, está o elevado desemprego entre os jornalistas, sobretudo nos países gravemente afectados pelas medidas de austeridade, como a Espanha, Grécia e Portugal.