DOMINGO
19 de Novembro de 2017 | 01:07

resultado.pesquisa

El Mundo diz que recorreu a jornalista com "pseudónimo" para relatar incêndios em Portugal

Publicado a 23/06/2017

Comissão da Carteira Profissional confirmou não haver registo do nome Sebastião Pereira, que escreveu para a publicação espanhola sobre os recentes acontecimentos.

Vencedores dos Prémios Internacionais de Liberdade de Imprensa 2010

Publicado a 08/10/2010

O Comité para a Protecção dos Jornalistas distinguiu a coragem de profissionais de quatro países com a atribuição dos Prémios Internacionais de Liberdade de Imprensa 2010, cuja cerimónia de entrega terá lugar a 23 de Novembro, em Nova Iorque.

Jornais venezuelanos proibidos de publicar imagens violentas

Publicado a 19/08/2010

Um tribunal especial para a protecção das crianças e adolescentes proibiu o diário “El Nacional” e a restante imprensa escrita da Venezuela de publicar quaisquer imagens “violentas, sangrentas ou grotescas” que possam chocar os mais novos, decisão que mereceu críticas da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

Jornalista venezuelano condenado a dois anos de prisão com pena suspensa

Publicado a 05/04/2010

Detido desde 9 de Julho de 2009, o jornalista venezuelano Gustavo Azócar Alcalá foi condenado, a 26 de Março, a dois anos e meio de prisão por alegada “corrupção administrativa”, tendo o tribunal decidido conceder-lhe pena suspensa.

Detido suspeito de assassinato de jornalista

Publicado a 01/03/2010

Um suspeito da morte do jornalista Orel Sambrano, assassinado a 16 de Janeiro de 2009 em Valencia, na Venezuela, foi detido na sequência de uma operação policial contra narcotraficantes na localidade de Morón, a 28 de Fevereiro.

Jornalistas presos são já 136

Publicado a 14/12/2009

O número de repórteres, editores e fotojornalistas atrás das grades em todo o mundo a 1 de Dezembro deste ano era de 136, revela o relatório anual de jornalistas presos do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), indicando que quase 45% desse total são profissionais freelance.

Alto funcionário da UE doa prémio a Fundo de Segurança da FIJ

Publicado a 09/10/2009

O chefe de comunicações do Gabinete Europeu Anti-Fraude (OLAF), Alessandro Butticé, doou ao Fundo Internacional de Segurança da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) os mil euros do prémio de carreira que recebeu na competição “Jornalismo Internacional: Adido de Imprensa” 2009.

Jornalistas venezuelanos intimidados nas Honduras

Publicado a 15/07/2009

Um grupo de jornalistas venezuelanos das estações televisivas Telesur e VTV abandonou as Honduras a 12 de Julho, após detenções e intimidações por parte das autoridades que desde 28 de Junho governam o país, na sequência do golpe de Estado que afastou o presidente Manuel Zelaya.

FELAP quer fim de perseguição a jornalistas nas Honduras

Publicado a 06/07/2009

A Federação Latino-Americana de Jornalistas (FELAP) exige aos responsáveis pelo golpe que destituiu o governo do presidente Manuel Zelaya que parem de perseguir os jornalistas hondurenhos e os correspondentes estrangeiros.

Venezuelanos criam comissão para proteger jornalistas

Publicado a 20/01/2009

Foi com o objectivo de promover, proteger e defender os direitos humanos dos profissionais da comunicação venezuelanos que quatro organizações – o Colégio Nacional de Jornalistas, o Sindicato dos Trabalhadores da Imprensa, o Círculo de Repórteres Gráficos e a organização não governamental Espacio Público – criaram, a 17 de Janeiro, a Comissão Nacional para a Protecção dos Jornalistas (Conapro).

Tentativa de assassinato de jornalista na Venezuela

Publicado a 15/01/2009

O jornalista Rafael Finol, correspondente político do diário “El Regional” no estado venezuelano de Portuguesa, foi alvo de uma tentativa de assassinato na noite de 13 de Janeiro, quando abandonava o escritório.

Jornalista venezuelana despedida por contestar censura

Publicado a 10/09/2008

A jornalista Mairim Unamo, coordenadora de informação da estação televisiva Canal I, foi despedida a 28 de Agosto depois de protestar contra a censura de uma reportagem relativa a acusações de um procurador norte-americano contra dois cidadãos venezuelanos que terão subornado funcionários do governo e membros das forças armadas da Venezuela.

Menos jornalistas assassinados em Julho

Publicado a 04/08/2008

O número de jornalistas assassinados baixou no mês de Julho, anunciou a Campanha Emblema de Imprensa (PEC) no seu relatório relativo àquele período, que dá conta de três repórteres mortos: um no Camboja, outro no Iraque e o terceiro no Zimbabué.

Vice-presidente de diário venezuelano assassinado

Publicado a 04/06/2008

Pierre Fould Gerges, vice-presidente do diário “Reporte Diario de la Economia”, foi assassinado na tarde de 2 de Junho por dois indivíduos numa motorizada preta que dispararam 12 tiros contra ele numa bomba de gasolina do sudeste de Caracas.

Revista venezuelana lança call for papers sobre imprensa

Publicado a 06/05/2008

A comemoração dos 200 anos da chegada da imprensa à Venezuela e da impressão do primeiro jornal do país, o “La Gaceta de Caracas”, motivaram um call for papers internacional da revista Temas de Comunicación, editada pelo Centro de Investigação da C

CPJ lança nova edição de “Attacks on the Press”

Publicado a 04/02/2008

As restrições da China aos média em vésperas dos Jogos Olímpicos de Pequim, a erosão da liberdade de imprensa em várias democracias africanas e o crescente recurso a acusações vagas para prender jornalistas em todo o mundo são algumas das tendências preoc

Jornal de El Salvador ganha Prémio Mundial de Jovens Leitores

Publicado a 19/10/2007

O “La Prensa Grafica”, de El Salvador, ganhou o Prémio Mundial de Jovens Leitores 2007, um galardão atribuído anualmente pela Associação Mundial de Jornais (WAN) e pela empresa de produção de papel Norske Skog a publicações que criem projectos inovadores para incentivar a leitura de jornais entre os mais novos.

FIJ e Fundação Vintu ajudam famílias de jornalistas mortos

Publicado a 07/05/2007

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Fundação Vintu, criada pelo patrão da imprensa romeno Sorin Ovidiu Vintu, anunciaram a instauração de um programa de assistência humanitária dirigido às famílias de jornalistas mortos devido ao seu trabalho.

Vinte e nove jornalistas assassinados na América Latina em 2006

Publicado a 17/01/2007

A Comissão Investigadora de Atentados a Jornalistas (CIAP) da Federação Latinoamericana de Jornalistas (Felap) afirma que 29 jornalistas foram assassinados no decorrer de 2006 em oito países da América Latina, estando outros cinco profissionais desaparecidos.

CPJ aponta para 55 jornalistas mortos no exercício da profissão

Publicado a 03/01/2007

De acordo com estatísticas divulgadas pelo Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), 55 jornalistas foram assassinados em 2006 devido ao seu trabalho, quer quando cobriam um acontecimento quer por terem dado certas notícias ou pertencerem a um determinado órgão.

Justiça colombiana limita movimentos de correspondente da Telesur

Publicado a 11/12/2006

Um procurador do Departamento Administrativo de Segurança (DAS) de Barranquilla impôs a 7 de Dezembro medidas restritivas a Freddy Muñoz Altamiranda, correspondente da Telesur na Colômbia, com base em alegados testemunhos de que o jornalista pertence às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e terá participado em actos terroristas.

Assassínio de jornalistas aumenta na América Latina e Caraíbas

Publicado a 22/11/2006

A Federação de Jornalistas da América Latina e Caraíbas expressou a 1 de Novembro, em Caracas, profunda preocupação com a escalada dos assassinatos de trabalhadores dos média na região, bem como com a impunidade que afecta a maioria destes casos.

Agência de notícias transnacional em estudo na América Latina

Publicado a 14/11/2006

Entidades representativas dos jornalistas da América Latina e das Caraíbas estão a estudar a possibilidade de criar uma rede de sindicatos e uma agência de notícias transnacional, que deve englobar mais de 30 países da região, noticiou a Federação Nacional dos Jornalistas brasileiros (Fenaj).

Governo de Hugo Chávez rejeita críticas da SIP

Publicado a 06/11/2006

O governo da Venezuela refutou, a 4 de Novembro, as críticas das Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que o acusaram de intolerante, e contra-atacou dizendo que aquela entidade enriquece à custa dos jornalistas da região.

Relatório da WAN aponta para 75 jornalistas mortos em 2006

Publicado a 06/10/2006

Setenta e cinco jornalistas foram mortos até ao momento em 2006, o que o torna no ano mais mortífero de que há registo, revelou a 5 de Outubro a Associação Mundial de Jornais (WAN).

RSF acusada de ser financiada por Washington

Publicado a 21/09/2006

A revista brasileira “Carta Capital” denunciou na sua edição de 30 de Agosto que a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) é financiada pelo governo dos Estados Unidos para colaborar em campanhas contra governos de ideologia contrária a Washington.

Nove jornalistas mortos este ano na América Latina

Publicado a 27/06/2006

Nos primeiros seis meses do ano foram assassinados nove profissionais dos média na América Latina e registaram-se dezenas de casos de violência, indica o primeiro relatório semestral de 2006 da Federação Latino-americana de Periodistas (FELAP), advertindo que a violência contra jornalistas na região está a atingir níveis alarmantes.

Editor venezuelano assassinado

Publicado a 19/06/2006

José Joaquin Tovar, editor do semanário venezuelano “Ahora”, foi alvejado com 11 tiros a 17 de Junho em Caracas. O crime ocorreu dias depois de Tovar ter publicado no jornal um artigo em que criticava tanto o governo como a oposição.

IPI analisa segurança, impunidade e ataques à liberdade de imprensa

Publicado a 31/05/2006

A segurança dos jornalistas, a impunidade dos assassinos destes e problemas com a liberdade de imprensa e de expressão na China e em África marcaram os trabalhos da Assembleia Geral Anual do Instituto Internacional de Imprensa (IPI) realizada entre 26 e 30 de Maio na capital escocesa, Edimburgo.

Ex-polícia suspeito de assassinato de fotojornalista venezuelano

Publicado a 17/04/2006

O procurador-geral venezuelano Isaías Rodríguez anunciou, a 13 de Abril, que o ex-agente da polícia Boris Blanco Arcia, de 33 anos, foi detido por suspeita de ter assassinado o fotojornalista Jorge Aguirre, do “El Mundo”, em Caracas.

Fotógrafo venezuelano assassinado em serviço

Publicado a 07/04/2006

O fotojornalista venezuelano Jorge Aguirre foi alvejado mortalmente quarta-feira, 5 de Abril, quando se dirigia para uma zona de Caracas onde decorriam manifestações a pedir ao governo que actuasse contra os diversos responsáveis pelo rapto de 31 pessoas no país.

Instituto de Imprensa conta 65 jornalistas mortos em 2005

Publicado a 31/03/2006

Durante o ano de 2005 foram mortos 65 jornalistas em todo o mundo, diz o relatório anual do Instituto Internacional de Imprensa (IPI, na sigla inglesa), que indica o Iraque como o país mais perigoso, com um total de 23 jornalistas assassinados no ano passado.

Jornalismo é profissão de risco na América Latina

Publicado a 28/02/2006

Treze jornalistas assassinados e 1504 profissionais vítimas de agressão é o trágico balanço do ano passado na América Latina, revelou hoje, 28 de Fevereiro, a Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Comunicação (Felatracs).

Ministro venezuelano demite-se para presidir à Telesur

Publicado a 02/08/2005

Andrés Izarra, ministro da Comunicação e da Informação da Venezuela, demitiu-se do cargo para que não houvesse qualquer conflito de interesses com o cargo que aceitou de presidente da Telesur, uma nova estação televisiva latino-americana que pretende combater a excessiva influência dos Estados Unidos na América Latina.

Judith Miller presa nos EUA por defender sigilo profissional

Publicado a 07/07/2005

A jornalista norte-americana Judith Miller, do “New York Times”, foi presa a 6 de Julho, condenada por desrespeito ao tribunal, por recusar revelar as suas fontes de informação no caso que levou à identificação da agente da CIA Valerie Plame. Quanto a Matthew Cooper, da revista “Time”, igualmente ameaçado de prisão, optou por cooperar com a justiça após receber autorização da sua fonte.

Supremo Tribunal dos EUA rejeita recurso de Miller e Cooper

Publicado a 28/06/2005

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos rejeitou, a 27 de Junho, ouvir o recurso dos jornalistas Matthew Cooper e Judith Miller, que defenderam o direito ao sigilo profissional num caso relativo à identificação de uma agente da CIA. Os dois jornalistas podem ser presos a qualquer momento e obrigados a cumprir os 18 meses de prisão a que foram condenados por desrespeito ao tribunal.

Liberdade de imprensa piorou globalmente em 2004

Publicado a 02/05/2005

Um estudo da Freedom House apresentado a 27 de Abril afirma que, apesar de melhorias importantes registadas em algumas partes do mundo, em termos médios a liberdade de imprensa piorou globalmente em 2004, mantendo a tendência descendente dos últimos três anos.

Jornalistas aprovam Declaração de Bilbau em defesa da democracia

Publicado a 03/04/2005

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) deve assinalar este ano o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, a 3 de Maio, com uma série de iniciativas que denunciem a ameaça que a guerra contra o terrorismo, a intolerância e o populismo dos média representam para a democracia. A recomendação consta da "Declaração de Euskalduna" aprovada no final do seminário dedicado ao tema "O jornalismo, a guerra e os direitos civis", realizado em Bilbau a 2 e 3 de Abril.

Debates sobre jornalismo, guerra e direitos civis em Bilbau

Publicado a 01/04/2005

A cidade de Bilbau acolhe a 2 e 3 de Abril um seminário internacional sobre jornalismo, guerra e direitos civis, uma iniciativa da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), na qual participam membros da direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ).

Apelo a Fidel Castro para a libertação de jornalistas

Publicado a 17/03/2005

Mais de 100 repórteres, escritores e editores latino-americanos juntaram-se ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) no apelo a Fidel Castro para que liberte imediatamente os 23 jornalistas presos em Cuba.

Televisão transnacional sul-americana na forja

Publicado a 03/02/2005

Os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Néstor Kirchner (Argentina), Lula da Silva (Brasil) e Tabaré Vázquez (Uruguai) deverão ser os impulsionadores de um novo canal televisivo transnacional de âmbito sul-americano, que terá sede em Caracas e pretende competir com as grandes cadeias mundiais de televisão já a partir de Abril.

Jornalista venezuelana em tribunal por violar segredo de justiça

Publicado a 03/02/2005

A jornalista Patricia Poleo vai ser processada pela obtenção e revelação ilegal de documentos em segredo de justiça e violação de legislação anticorrupção, anunciou a 31 de Janeiro o Ministério Público da Venezuela.

Balanço da WAN sobre jornalistas mortos em 2004

Publicado a 26/01/2005

Setenta e um jornalistas foram mortos no decorrer de 2004, afirma o balanço anual da Associação Mundial de Jornais (WAN), destacando que um terço dessas mortes – 23 – ocorreu no Iraque.

France Presse encerra escritório em Caracas

Publicado a 15/12/2004

O encerramento do escritório da Agence France Presse (AFP) em Caracas, na Venezuela, com o consequente despedimento dos seus oito trabalhadores, quando estava em curso a negociação de um novo contrato coletivo de trabalho, levou a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) a considerar que a empresa agiu “de má fé, de forma gananciosa e com uma arrogância surpreendente”.

Encontro Mundial de Correspondentes de Guerra em Cuba

Publicado a 20/10/2004

Com o objectivo de reflectir sobre um início de século e de milénio marcado por conflitos armados, Havana acolhe entre 18 e 20 de Outubro o IV Encontro Mundial de Correspondentes de Guerra, uma iniciativa organizada pelo Instituto Internacional de Periodismo “José Marti” e pelo Clube de Correspondentes de Guerra da União de Jornalistas de Cuba.

Jornalista assassinado na Venezuela

Publicado a 10/09/2004

Um jornalista venezuelano que investigava corrupção e tráfico de drogas, Mauro Marcano, foi morto a tiro no dia 1 de Setembro, quando saía da sua casa em Maturín, no estado de Monagas, noticiou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Venezuela regulamenta exercício do jornalismo

Publicado a 02/08/2004

A 27 de Julho foi ratificada na Venezuela a lei que regula o exercício da profissão do jornalismo, segundo a qual os profissionais dos média têm de estar inscritos no Colégio Nacional de Jornalistas (CNP), sob pena de serem processados por exercício ilegal da profissão.

Jornalistas da América Latina podem criar um canal de TV

Publicado a 29/07/2004

O escritor anglo-paquistanês Tarik Alí sugeriu, num encontro realizado na Venezuela, que os jornalistas da América Latina criem o seu próprio canal de televisão, a exemplo do que sucede no Médio Oriente com a Al Jazeerah.

Havana recebe correspondentes de guerra

Publicado a 19/07/2004

“Os conflitos armados do novo século, desafios e riscos dos que fazem a reportagem”, é o tema do IV Encontro Mundial de Correspondentes de Guerra que terá lugar em Havana, de 17 a 20 de Outubro.

Ignacio Ramonet propõe informação “bio”

Publicado a 30/04/2004

Os consumidores precisam de se organizar por uma informação “bio”, mais saudável e menos contaminada do que a actual, porque o sistema mediático que temos não responde às preocupações dos cidadãos, defendeu, em Lisboa, Ignacio Ramonet, director de “Le Monde Diplomatique”.

FIJ apela à calma na Venezuela

Publicado a 04/03/2004

Na sequência de uma onda de ataques a profissionais da comunicação social na Venezuela, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) instou o governo e a oposição a serenarem os ânimos, pois “os jornalistas estão a ser apanhados no fogo cruzado” dos confrontos políticos que abalam o país.

Jornalistas feridos em confrontos na Venezuela

Publicado a 02/03/2004

Três jornalistas venezuelanos ficaram feridos, na sequência de confrontos entre a polícia e manifestantes que protestavam há já quatro dias exigindo um referendo à presidência de Hugo Chávez.

Organizações de imprensa apelam ao fim dos vistos para jornalistas nos EUA

Publicado a 10/12/2003

Uma coligação global de organizações pela liberdade de imprensa solicitou ao governo norte-americano que facilite as entradas e saídas do país a jornalistas estrangeiros, acabando com a necessidade de visto especial que levou, nos últimos meses, à detenção e expulsão dos EUA de profissionais franceses, mexicanos, britânicos, japoneses e austríacos, entre outros.

Portugal cai 21 lugares na escala da liberdade de imprensa da RSF

Publicado a 20/10/2003

A classificação dos países em função da liberdade de imprensa divulgada a 20 de Outubro pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) coloca Portugal na 28.ª posição, o que representa uma descida de 21 lugares em relação ao ano passado.

IPI retira Sri Lanka da Lista de Observação

Publicado a 19/09/2003

A direcção do Instituto Internacional de Imprensa (IPI), reunido a 13 de Setembro em Salzburgo, Áustria, decidiu retirar o Sri Lanka da Lista de Observação do IPI, mantendo nela a Coreia do Sul, a Rússia, a Venezuela e o Zimbabué.

Estratégias sindicais face aos meios globais e digitais

Publicado a 07/08/2003

A 2.ª Conferência Latino-Americana sobre as Estratégias Sindicais face aos Meios Globais e Digitais, realizada de 21 a 23 de Julho de 2003, na capital do Peru, aprovou a Declaração de Lima, que exige medidas para o aprofundamento da liberdade de imprensa e dos direitos dos trabalhadores.

Sofia Branco nomeada para os Prémios Natali

Publicado a 31/07/2003

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) anunciou, dia 29, a lista dos 16 jornalistas nomeados para os “Prémios Natali de Jornalismo”, entre os quais está a portuguesa Sofia Branco.

Jornalistas latino-americanos participaram no Fórum de Porto Alegre

Publicado a 13/02/2003

A Federação Latino-Americana de Jornalistas (FELAP) participou na organização do Fórum Social de Porto Alegre, que terminou a 28 de Janeiro e no qual defendeu a acção conjunta com todos os movimentos sociais reunidos naquele encontro.

Federação Latino-americana pronuncia-se sobre a Venezuela

Publicado a 17/04/2002

A Federação Latino-Americana de Jornalistas (Federacion Latino-Americana de Periodistas, FELAP), emitiu uma declaração sobre os acontecimentos na Venezuela, onde lamenta a morte do jornalista Jorge Tortosa e rejeita as informações surgidas inicialmente, de acordo com as quais este teria sido morto por apoiantes do Presidente Hugo Chávez.

Jornalista assassinado na Venezuela

Publicado a 14/04/2002

Os incidentes que precederam a deposição de Hugo Chávez da presidência da Venezuela causaram a morte a um jornalista, Jorge Tortosa e ferimentos em outros dois profissionais da imprensa. A Federação Internacional de Jornalistas condenou o assassínio de Jorge Tortosa por partidários de Chávez, bem como as tentativas de censura levadas a cabo pelo presidente que regressou ao poder 48 horas após ter sido deposto.