SEXTA-FEIRA
23 de Agosto de 2019 | 21:00

Emissões televisivas para pessoas com necessidades especiais

Publicado a 24/01/2014

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) divulgou hoje, dia 24, o Plano Plurianual aprovado a 2 de Janeiro de obrigações que permitem o acompanhamento das emissões televisivas por pessoas com necessidades especiais, bem como à disponibilização de menus de navegação facilmente compreensíveis.

ERC considera que fim da rubrica “Este Tempo” não pode ser atribuída a crónica de Pedro Rosa Mendes

Publicado a 27/04/2012

O Conselho Regulador da ERC concluiu que o fim da rubrica “Este Tempo”, da Antena 1 da RDP, não pode ser atribuída ao desagrado provocado pela crónica do jornalista Pedro Rosa Mendes sobre Angola.

Parlamento elegeu novo Conselho Regulador da ERC

Publicado a 14/10/2011

A Assembleia da República elegeu hoje, 14 de Outubro, os quatro elementos designados pelo Parlamento para o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (CR da ERC), que obtiveram apenas mais dois votos do que o mínimo exigido pela Lei.

SJ defende evolução para co-regulação

Publicado a 17/09/2011

O presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas sugeriu ontem, 17 de Setembro, à Comissão para a Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República a realização de uma conferência de avaliação do modelo de regulação da comunicação social e defendeu a necessidade de evolução para a co-regulação.

ERC dá razão a SJ em queixa contra director de escola

Publicado a 16/08/2011

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) reconheceu a procedência de uma participação apresentada, em Março, pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ) contra o director da Escola Secundária de Paredes, por discriminação no acesso à informação.

Relatório da ERC sobre cobertura informativa da campanha eleitoral

Publicado a 11/07/2011

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) divulgou os resultados da monitorização e análise da cobertura jornalística da campanha eleitoral para as eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho de 2011, concluindo que, durante o período oficial da campanha, apenas 7 das 17 forças concorrentes surgiram representadas em todos os 14 órgãos de comunicação social analisados.

SJ subscreve co-regulação na imprensa e deixa alertas

Publicado a 11/05/2011

O presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) considerou hoje a assinatura de um acordo sobre classificação de publicações um "passo inaugural na co-regulação do sector", pediu um "olhar mais agudo" sobre o panorama da Imprensa e chamou a atenção para as transformações no sector.

ERC lembra que igualdade de oportunidades mediáticas durante a campanha é essencial

Publicado a 21/04/2011

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) emitiu a 20 de Abril um comunicado em que chama a atenção para a necessidade de os órgãos de comunicação social assegurarem a presença de representantes de todas as candidaturas nos debates e entrevistas realizados durante a campanha eleitoral para as legislativas antecipadas de 5 de Junho de 2011.

ERC abre processo de averiguações ao “DN”

Publicado a 11/04/2011

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu abrir a 7 de Abril um processo de averiguações ao “Diário de Notícias”, devido a um artigo publicado nesse mesmo dia sobre uma situação de alegado abuso sexual.

ERC abre processo de averiguações ao “Correio da Manhã”

Publicado a 07/04/2011

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) comunicou que vai abrir um processo de averiguações ao “Correio da Manhã” por considerar que o tratamento dado a um caso de suspeita de pedofilia “poderá contender com direitos fundamentais”.

ERC apresenta estudo sobre educação para os média em Portugal

Publicado a 29/03/2011

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) apresentou a 25 de Março, no âmbito do Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania, em Braga, o estudo “Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos”, coordenado por Manuel Pinto, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e antigo jornalista do “Jornal de Notícias”.

ERC abre averiguações ao “Correio da Manhã”

Publicado a 23/02/2011

A cobertura feita pelo diário “Correio da Manhã” a um caso de assassinato vai ser objecto de um processo de averiguações da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), tendo por objecto as imagens com “carácter profundamente chocante” disponibilizadas pelo jornal.

ERC disponibiliza relatório da cobertura jornalística das presidenciais

Publicado a 10/02/2011

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) acaba de disponibilizar no seu sítio, para consulta, o relatório da cobertura jornalística das eleições presidenciais de 2011, na televisão e na imprensa.

ERC investiga sondagens do "Metro" e do "Sol"

Publicado a 24/01/2011

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu abrir dois procedimentos de averiguações para apurar se os jornais "Metro" e "Sol" violaram a lei com a apresentação de alegadas sondagens relativas às intenções de voto nas eleições presidenciais.

ERC disponibiliza Portal da Transparência da Propriedade dos média

Publicado a 20/10/2010

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) disponibilizou online o Portal da Transparência da Propriedade dos Meios de Comunicação Social, um serviço que torna mais facilmente acessíveis os dados que grupos e órgãos de comunicação social divulgaram sobre aspectos como a estrutura accionista e as sociedades participadas.

“Privacidade, intimidade e violência” - tema de estudo e reflexão

Publicado a 18/10/2010

O debate sobre “Privacidade, intimidade e violência - 2009”, um dos temas da conferência anual da ERC, a decorrer até amanhã na Fundação Calouste Gulbenkian, contou com a participação do presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia, que sublinhou a importância da investigação sobre o assunto levada a cabo pelos professores José Rebelo (ISCTE) e José Manuel Mendes (Universidade do Minho) e que hoje foi apresentada.

ERC promove a sua quarta conferência anual

Publicado a 07/10/2010

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) realiza a 18 e 19 de Outubro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, a sua quarta conferência anual, subordinada ao tema “Por uma Cultura de Regulação: Média e Cidadania - Velhas e Novas Questões”.

Azeredo Lopes e Estrela Serrano refutam críticas de vogal demissionário

Publicado a 21/09/2010

O presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Azeredo Lopes, e a vogal Estrela Serrano reagiram à demissão de Luís Gonçalves da Silva do Conselho Regulador daquela entidade, considerando ser necessário “identificar chavões e falsidades e recuperar os factos”, nas palavras da antiga provedora dos leitores do “DN”.

Conselheiro demissionário acusa ERC de ser “obstáculo à liberdade de imprensa”

Publicado a 20/09/2010

Luís Gonçalves da Silva, vogal do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), comunicou sexta-feira à Assembleia da República (AR) e aos outros membros da ERC a sua demissão de funções, dizendo ser impossível continuar num órgão que, em muitas situações, “é um obstáculo à liberdade de imprensa”.

Governo regional ameaça pluralismo da imprensa diária madeirense

Publicado a 17/09/2010

A acção do governo regional da Madeira “está a pôr em risco objectivo e grave a preservação de um quadro pluralista no subsector da imprensa diária”, alertou o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), após analisar um processo relativo aos apoios concedido ao “Jornal da Madeira” pelo executivo de Alberto João Jardim.