SEXTA-FEIRA
23 de Agosto de 2019 | 21:20

Sindicato lamenta morte de nove jornalistas em atentado no Afeganistão

Publicado a 30/04/2018 - 0 comentários

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) lamenta e condena o duplo atentado suicida em Cabul, no Afeganistão, que matou pelo menos 25 pessoas, nove das quais jornalistas.

Directrizes da UE minam a liberdade de expressão

Publicado a 30/05/2014

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) consideram que as novas directrizes da União Europeia sobre liberdade de expressão não reconhecem o direito do público de acesso à informação.

Deputados da extrema-direita agridem director da televisão pública ucraniana

Publicado a 20/03/2014

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), juntamente com os sindicatos ucranianos seus filiados, apelam ao procurador-geral da Ucrânia para que abra um processo crime contra os membros do partido nacionalista de extrema-direita, Svoboda, que agrediram o director da estação de televisão pública do país, NTCU.

IFJ exige reforma da Lei de difamação italiana

Publicado a 18/03/2014

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) juntou-se ao pedido da Federazione Nazionale della Stampa Italiana (FNSI), para que o Parlamento italiano altere a lei sobre difamação em vigor naquele país.

Petição Europeia sobre protecção das fontes e direito à informação

Publicado a 18/03/2014

O Sindicato dos Jornalistas apoia e já subscreveu a petição sobre a protecção das fontes e o direito à informação lançada por uma coligação de organizações europeias que representa os interesses de jornalistas – designadamente a Federação Europeia de Jornalistas(FEJ) – e editores.

Jornalistas e trabalhadores dos media assassinados em 2013

Publicado a 17/02/2014

Em 2013 foram assassinados 105 jornalistas e trabalhadores dos meios de comunicação em ataques selectivos, explosões de bombas e fogo cruzado, informa o relatório da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) divulgado a semana passada.

Solidariedade com os jornalistas turcos condenados a prisão perpétua

Publicado a 13/11/2013

Os jornalistas não são terroristas – foi a forte mensagem que a Federação Europeia dos Jornalistas (FEJ) enviou ao primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdoğan na sequência da condenação de cinco jornalistas turcos a prisão perpétua, e à qual o Sindicato dos Jornalistas (SJ) se associa.

Legislação comunitária ameaça protecção das fontes

Publicado a 18/10/2013

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) lançou um apelo urgente ao Parlamento Europeu (PE) para que preserve a protecção das fontes jornalísticas, no quadro da reforma da legislação da UE relativa ao tratamento de dados pessoais.

Campanha da FIJ pelos jornalistas palestinianos

Publicado a 31/07/2013

A Federação Internacional dos Jornalistas decidiu promover uma campanha para levar a ONU a pressionar o governo de Israel a tratar os jornalistas palestinianos de acordo com as leis internacionais sobre liberdade de imprensa, liberdade de circulação dos jornalistas e do seu direito de informar. O primeiro passo da campanha é uma petição em quatro línguas que já circula em nível internacional.

(Des)Igualdade de género nos media

Publicado a 24/07/2013

As mulheres ocupam apenas 22% dos postos estratégicos de decisão nos meios de comunicação públicos e apenas 12% nas empresas privadas de comunicação social na UE-27. A conclusão é do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), que apresentou recentemente o relatório “Promover a igualdade de género na tomada de decisão nas organizações de media”.

A FEJ e a FIJ apoiam luta dos jornalistas portugueses em defesa da RTP

Publicado a 16/10/2012

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) expressaram hoje a sua profunda preocupação com a intenção do governo Português de privatizar total ou parcialmente a Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

Jornalistas moçambicanos adoptam código de ética e deontologia

Publicado a 09/05/2012

Num encontro dirigido pelo secretário-geral do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), Eduardo Constantino, directores, editores e chefes de redacção da comunicação social adoptaram e subscreveram, a 5 de Maio, em Maputo, o Código de Ética e Deontologia Profissional dos jornalistas.

FeSP saúda adesão dos jornalistas à greve geral

Publicado a 30/03/2012

A Federação de Sindicatos de Jornalistas (FeSP) congratula-se pela forma como os trabalhadores da comunicação social “exerceram de forma exemplar” o seu direito de aderir à greve geral de 28 e 29 de Março em Espanha contra a reforma laborar que o governo pretende impor.

Conferência Internacional exige revisão de leis que ameaçam liberdade de imprensa

Publicado a 12/09/2011

A Conferência Internacional organizada pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e pela Federação Europeia dos Jornalistas (FEJ) sobre o tema “Jornalismo na sombra das leis antiterroristas”, que decorreu em Bruxelas nos dias 10 e 11 de Setembro, aprovou no final dos seus trabalhos uma Declaração exigindo a revisão das medidas adoptadas em nome da luta contra o terrorismo que põem em causa a liberdade de imprensa e a independência dos jornalistas.

Sabemos demasiado ou demasiado pouco sobre o que se passa?

Publicado a 22/07/2011

O caso das escutas levadas a cabo pelo “News of the World” que tem agitado as águas mediáticas nas últimas semanas tem levado responsáveis de diversas organizações de defesa da liberdade de imprensa a reflectir acerca da ética jornalística, do conceito de interesse público e de princípios como a transparência e a prestação de contas em sociedades democráticas.

Peça de teatro sobre jornalistas sobe hoje ao palco

Publicado a 20/07/2011

A carreira de seis jornalistas, os riscos que enfrentam e a sua determinação em ter impacto através do seu trabalho compõem o enredo de “On the record”, peça de teatro inspirada em casos reais e que sobe hoje ao palco do Arcola Theatre, em Londres, ficando em exibição até 13 de Agosto.

Greve de jornalistas na BBC esta sexta-feira

Publicado a 14/07/2011

No próximo dia 15 de Julho, jornalistas da BBC vão fazer greve para contestar alguns despedimentos compulsivos que a empresa ameaça levar a cabo, ao mesmo tempo que “nega a centenas de outros profissionais a oportunidade de rescindir amigavelmente”, denuncia o Sindicato Nacional de Jornalistas (NUJ) britânico.

Despedimentos em massa no serviço público húngaro

Publicado a 12/07/2011

Na última semana, foram despedidos mais de 570 dos 3400 profissionais das quatro empresas públicas de comunicação social da Hungria e a razia vai prosseguir esta semana nos estúdios regionais de cinco grandes cidades, prevendo-se uma nova vaga que afectará centenas de pessoas no Outono.

Meio milhar de despedimentos em quatro meses

Publicado a 12/07/2011

Os últimos quatro meses foram marcados pelo desaparecimento de 494 postos de trabalho no sector jornalístico da região em torno da capital espanhola, indicam dados do Observatório da Associação de Imprensa de Madrid (APM) divulgados a 7 de Julho.

FIJ saúda inquéritos às escutas ilegais no “The News of the World”

Publicado a 11/07/2011

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou que serão abertos inquéritos à regulação da imprensa e às escutas ilegais realizadas pelo tablóide “The News of the World”, propriedade do magnata Rupert Murdoch, medidas já saudadas pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que as considera úteis para “expor a rede de práticas ilegais que envolvem corrupção e violações de privacidade”.