SÁBADO
24 de Agosto de 2019 | 12:30

Candidatos ao CD apelam à participação nas eleições

Publicado a 31/12/2009 Órgãos do SJ

Os candidatos ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, em comunicado hoje divulgado, alertam para a importância da participação dos jornalistas nas eleições de dia 7 de Janeiro, recordando que compete ao CD a defesa da dignificação profissional da classe em função do respeito devido aos valores da ética e da deontologia.


No comunicado, os candidatos ao CD lembram que este órgão tem a responsabilidade de "zelar pela aplicação dos princípios e valores consagrados no Código Deontológico", pelo que se torna indispensável a participação de todos os associados no acto eleitoral - que já está a decorrer na votação por correspondência -, bem como na apresentação de "sugestões em matéria de ética e de deontologia", que podem ser enviadas "em nome dos candidatos ao Conselho Deontológico para o endereço de correio electrónico do Sindicato dos Jornalistas".

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado dos candidatos ao CD:

Deontologia: Um referencial do jornalismo e também a nossa prioridade como candidatos ao Conselho Deontológico

As eleições para os órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas — triénio de 2010/2012 — realizam-se no próximo dia 7 de Janeiro de 2010.

Mas a votação está já a decorrer. Chegaram a casa dos associados a composição da lista única concorrente à eleição dos órgãos sociais nacionais do sindicato, as linhas programáticas da lista e as linhas gerais de acção dos candidatos ao Conselho Deontológico, bem como os respectivos boletins de voto.

Os associados que optarem votar por correspondência devem fazê-lo o mais brevemente possível, conforme informa o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas.

Cada voto é importante.

Faça o seu juízo e vote na afirmação do jornalismo e da sua credibilidade.

Somos candidatos ao Conselho Deontológico pela lista

‘Reforçar o sindicato, defender os jornalistas, valorizar o jornalismo’

Efectivos

1. Orlando César - FL

2. Otília Leitão – FL

3. Etiano Branco - SIC

4. Susana Oliveira – Lusa

5. Ana Machado – Público

Suplentes

1. Ana Isabel Costa – Antena 1 – Leiria

2. Gabriela Chagas - Lusa

3. Francisca Leal – Desemprego

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas tem como principal objectivo a defesa da dignificação profissional dos jornalistas em função do respeito devido aos valores da ética e da deontologia.

Compete ao Conselho zelar pela aplicação dos princípios e valores consagrados no Código Deontológico.

Leia e avalie as linhas de acção que propomos.

Estreitar as relações com os conselhos de redacção e com jornalistas de redacções que não disponham deste órgão é um ponto de partida para avaliar o estado da deontologia.

Mas também um contributo para uma reflexão necessária e para encontrar soluções para os problemas que nesta matéria nos confrontam.

Apresente as suas sugestões em matéria de ética e de deontologia aos candidatos ao Conselho Deontológico. Envie-as em nome dos candidatos ao Conselho Deontológico para o endereço de correio electrónico do Sindicato dos Jornalistas.

31 de Dezembro de 2007

Versão para Imprimir