Pesquisa OK

4 de Setembro de 2010
Newsletter Escrev@-nos Inscreva-se
 
2009/SET/03
Situação na TVI preocupa SJ
O Sindicato dos Jornalistas (SJ), em comunicado hoje divulgado, considera que eventual extinção do serviço noticioso “Jornal Nacional de Sexta”, da TVI, constitui uma ingerência inaceitável da Administração na esfera da competência exclusivamente reservada à Direcção de Informação.
Segundo o SJ, a Administração deve dar explicações sobre o que se está a passar na estação, e que já motivou a demissão em bloco da Direcção de Informação.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

Demissão de Direcção de Informação da TVI preocupa SJ

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento de notícias dando conta da demissão da Direcção de Informação da TVI e de que tal atitude terá sido tomada após a comunicação, pela Administração, da decisão de extinguir o serviço noticioso “Jornal Nacional”.

2. A ser verdadeira, tal extinção só pode ser recebida pelo SJ com indignação e repulsa, pois representaria uma ingerência ilegítima e completamente inaceitável da Administração na esfera da competência exclusivamente reservada à Direcção de Informação.

3. Por outro lado, as notícias estão a lançar sobre a TVI e a sua Administração uma suspeição de tal modo grave que exigem da parte desta, desde logo em nome da transparência, um cabal esclarecimento das circunstâncias que conduziram à demissão verificada.

4. O SJ considera igualmente que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deve agir de modo a esclarecer cabalmente as circunstâncias e as razões da demissão da Direcção de Informação.

5. A Direcção do SJ vai continuar a acompanhar a situação na TVI.

Lisboa, 3 de Setembro de 2009

A Direcção

   Versão para Imprimir
 


Copyright 2001 Sindicato dos Jornalistas
Rua dos Duques de Bragança, 7E -1249-059 LISBOA - Portugal
Tel: 213464354/213467175 - Fax: 213422583
E-mail: sj@sinjor.pt
Concebido e desenvolvido por ViaTecla
Powered by Scriptor